quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Estudo de cores : Aquarela

E ME SIGA NO INSTAGRAM @IMAGINEIILUSTREI

A cada dia que passa minha vontade de aprender a técnica de aquarela aumenta! Resolvi fazer um estudo de cor, simples pois a possibilidade de mistura de cores é infinita.

Eu uso aquarela Winsor & Newton pastilhas 500 cores Pentel em tubos, 24 cores. rsrsrs

Se eu fizesse usando as 24 cores iria ficar muito grande e desnecessário nesse primeiro momento.
Escolhi 12 das 24...

White
Lemon Yellow
Yellow
Yellow Green
Deep Green
Sky Blue
Cobalt Blue
Red Purple
Red
Orange
Brown
Black

Papel 120g/m² na cor branca. Necessito de papel para aquarela Já comprei rs =)
Pincel nº 06
Fita crepe
Um piso (sim, um piso que o vizinho me deu. Minha tia usava uma versão menor para misturar tintas para tecido =D)
Paninho
Água
Tesoura sem ponta

Segue o passo a passo da bagunça.

Antes de tudo quadriculei o papel com espaço de 1,5cm² e coloquei os nomes das cores em seus espaços, depois fita crepe no papel XD



Coloquei a cores no piso


E comecei colocando a cor pura nos espaços marcados



Misturei, o branco com todas a cores, o lemon yellow com todas a cores e assim por diante. Não tive um critério de transparência, mas optei por não deixar muito aguado.
Na figura abaixo também não tive criterio foi mais ou menos assim :
Um pitaco dessa cor, água e um pitaco da outra cor... ate que eu notasse diferença ou me agradasse

Como puderam notar optei por fazer esse tipo de triangulo, se eu preenchesse todos os quadrados as cores se repetiriam, mas eu também poderia fazer com menos ou mais intensidade, tenho certeza que sairiam cores diferentes também.
Segue um scanner basico:

O QUE EU GANHEI COM ISSO?
Alem de um estudo de encher o olhos, de experiencia eu também ganhei uma linda paleta de cores!!


Espero que tenham gostado! Teremos muito estudos de cores por aqui!!!
Não deixe de dar uma sugestão ou fazer um Comentário!
Beijos!

17 comentários:

  1. "Ganhei uma paleta de encher os olhos..." - e encheu mesmo!

    Débora, ficou lindo demais esse teste. É muito importante fazer esse tipo de coisa, pois em alguns casos as pessoas se deixam limitar pela quantidade de cores que elas tem à mão e esquecem que podem fazer misturas entre elas. No seu caso, 12 opções viraram 72!!

    O bom também de você ter mostrado o passo a passo é que as pessoas que aparecerem por aqui vão saber como fazer essa tabela. E que não precisa ser necessariamente com aquarela, mas com o material que a pessoa tiver. =)

    Obrigada por mostrar isso e me deixar ansiosa pra fazer uma também! xD
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me diverti muito fazendo isso! E no final muita cores que deram bateram com a cores que eu não usei, que ficaram na caixinha...a vezes compramos pela quantidade e não é necessário... devemo pensar na facilidade claro, é muito mai fácil eu ter o tubinho coma cor do que misturar...mas é tão legal misturar rs

      Faz sim Nane! faz com ecoline queria tantooo ver o reultado! =D

      Excluir
  2. aaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh Débora!!!!!!
    Vou te copiar...rs

    Iniciei meus estudos com o círculo cromático e agora preciso fazer essa misturinha básica. Outro post em andamento...rs

    Fiz com tinta guache acrilex mesmo. Mas estou louca para testar com os lápis de cor aquareláveis..rs

    Estou apanhando como gente grande para aprender a lidar com cores. Terreno totalmente desconhecido para mim, mas estou gostando da aventura. Espero conseguir desvendar os mistérios desse universo colorido. Acho lindo.

    Achei fantástica sua ideia de quadradinhos. Ficou MARA!!!.
    É importante mesmo fazermos esses exercícios, assim treinamos nosso olhar e passamos a pensar/ver a cor ao invés da palavra. Li isso no livro "Universo da Cor" do Israel Pedrosa. Quando você quiser usar o vermelho, por exemplo, você irá visualizar a cor e não vai mais pensar na palavra vermelho. Outra dica que achei bacana no livro dele é observarmos os objetos ao nosso redor. Ver como a cor se comporta no escuro, na luz, com o passar das horas...Como Van Gogh fazia.

    Também aprendi que no lugar de usar uma cor preta para uma sombra, posso perfeitamente usar uma cor oposta ou complementar. Assim creio que os trabalhos não fiquem tão pesados. Isso foi fantástico para mim.

    Dei risada com a sua frase riscada da Winsor & Newton, sonho de cosumo, né?!...rs Eu sou maluquinha pelos lápis Carand'ache, Prismacolor e aqueles estojos lindérrimos da Faber Castell. Aqui no Brasil custam uns dois rins e um fígado parcelado (fatiado). Um dia consigo comprá-los...rs

    Ah, a ideia de usar o piso é maravilhosa. É a mesma coisa que aquela de usar a "tábua" de vidro de carne..rs

    Ai, me deu vontade de largar tudo aqui e correr para o ateliê...rs

    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quee copiar que nada!! Acho super valido vc fazer, nunca vai sair igual e outro materiais então..nossa ia ser tudo de bom! E também ajudaria muita gente!! FAÇA!

      Muito legal essa dica do livro...! Preciso observar mais! preciso desse livro ¬¬
      Boa dia de usar outras cores sem ser o preto...preciso tentar isso tbm... olha quanta coisa a gente aprende com os comentarios!

      Sonhos... aquarela Winsor e Newton...lapis de cor prisma color... entre outras... toda absurdamente caras aqui =(

      Bommm assim que chegar em casa teste tudo que puder, se não estiver cansada!! Aguardo estudo de cor vindo de vc!! bjãooo

      Excluir
    2. Fiquei bem empolgada com seus estudos e realmente acrescenta muito testes com materiais diversos.

      Com certeza aprendemos MUITO nos comentários.

      LEIA! Você vai gostar. Agora estou em busca de outros livros que fale sobre cor. Preciso de referências, quem souber PLEASE compartilhe...rs
      Já estou pesquisando um que a Nane indicou: Psicodinâmica das Cores.

      Farei os estudos com certeza, fiquei bem inspirada com o seu que é de encher os olhos...

      bjs

      Excluir
    3. Silvia, apesar de preferir nesse caso o livro físico e baixei o universo das cores..e o Psicodinamica das cores.. e quiser te mando por e-mail..é só me avisar! bjoo

      Excluir
    4. Humm..eu também prefiro o livro físico. Se não for dar trabalho me envia o Psicodinâmica das Cores....dou uma folhada se for interessante mesmo eu compro o livro...rs
      Obrigada.
      bjs

      Excluir
    5. Bom dia! Adorei o post e quero fazer também... Resolvi aprender a desenhar esse ano e criei um projeto para aprender a desenhar em 60 dias. Claro que não vou aprender tudo, mas estabeleci esse tempo para mergulhar no desenho e ir fundo. Iniciei o projeto no dia 6 e já sinto um progresso incrível, por que não sabia desenhar nadaaaa. Depois quero aprender aquarela. Por isso já estou pesquisando.
      Se possível for, gostaria de receber os ebooks/pdfs por e-mais.
      Um grande abraço!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Débora
    Esqueci de perguntar: qual foi a quantidade de tinta que usou?
    É que eu tentei fazer um roxo com vermelho e azul, mas não acertei a quantidade correta. Depois fuçando na internet descobri que para atingir o roxo é necessário acrescentar um pouco de tinta branca.
    Minha dificuldade na mistura de tintas é justamente saber qual a quantidade correta :(

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Silvinha, não tem como medir a quantia da tinta o negocio é experimentar. No meu caso a mistura que mais se aproximou do roxo foi o Cobalt blue + red purple..( uma poça de vermelho e sujei o pincel no azul..e mexi)...não são puras talvez por isso tenha dado tão certo... mas o negocio é sujar um canto e experimentar variar proporções, mais azul, menos vermelho.... mais vermelho menos azul...adicionar branco tbm porque não né? coloque atras da sua tabua de corte varias pocinhas de tinta vermelha....e acrescente azul aos poucos.
      =D

      Excluir
    2. ...mexa bem, descanse a massa pro 20min, leve ao formo pré-aquecido 180º... rs

      Tem coisa que nem adianta seguir receita, é no teste mesmo. Uma cor pode ser "azul esverdeado" pra um e "verde azulado" pra outro, entende? É muito difícil definir qual tom é a cor exatamente. Uma cor vista na tela do PC, por exemplo, pode ficar completamente diferente quando impressa... O negócio é fazer isso que a Débora fez, ir testando até perceber as diferenças.

      Excluir
  5. Ficou super legal esse seu estudo, Débora. Acho que a Nane deve ter tido a mesma sensação que eu: fui levada de volta pro meu segundo período da faculdade, fazendo misturas de cor e experiências com variação tonal, hehehe. Nostalgia braba da época que tinham trabalhos práticos que tomavam 4h de aula... hoje vou na universidade só por meia hora, mas é mil vezes mais estressante. XD

    Eu me lembro bem da minha professora falando que era muito importante em uma mistura de cores ter 50% de cada cor, e por isso ela sempre dizia que quando fôssemos criar uma nova cor secundária, nada de utilizar o restinho da tinta que já estava no godê. Claro que isso pra fins acadêmicos e tentando ser o mais preciso possível, porque é praticamente impossível medir 50% de uma mistura de duas patacas de cor, né? XD

    E também quando a gente tá pintando com aquarela em casa, as vezes tem lá um "pale orange" que já foi usado no godê, e você só quer fazer um tom de pele mais escuro... vai sujar mais godê pra que? Taca um bocado de ocre ou marrom lá e boas. Hahaha!

    De qualquer maneira, acho que o válido aqui foi você ter conseguido estudar teu material a fundo e de forma organizada e sistematizada, que não só ajuda o pessoal que assiste o blog, como a você mesma futuramente. :D

    Manda ver, Débora! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas aulas devem ser tudo de bomm! Eu tive aulas incríveis tbm, que ninguém acredita, mas não de misturar cor...hunf rsrs As misturinhas no meu gode ficaram bemmm finininhas quase não da pra usar de novo, mas em coisas pequenas da pra aplicar e eu faço como vc disse coloco mais por cima e boaa.. Fiquei muitoo feliz com essas misturas...eu era um pouco descrente nelas, mais por preguiça tbm... tanto que comprei o estojo com 24, e no final nem precisa de tudo isso.

      Que bom que gostouuu, fico feliz!

      Bora desenhar!

      Excluir
    2. Sim, não precisa! Lá na nossa aula a gente aprendeu que com as cores primárias (ciano, magenta e amarelo, mais preto e vermelho) podemos criar qualquer uma. Mas é como você bem disse: tendo as coisas prontas fica muito mais cômodo. Hehehe.

      Bora desenhar! \o/

      Excluir
  6. Entendi meninas. Também tive essas aulas na facul, mas confesso que não consigo me lembrar das proporções....hehehe Também sei disso que a Nane comentou sobre a cor ser um azul esverdeado pra um e verde azulado para outro. Eu fiz o teste de ir acrescentando mais azul ou mais vermelho, mas realmente não consegui o tal roxo. Quando acrescentei o branco até que apareceu um roxinho, mas muito brega. Não aquela cor bonita, sabe?!.

    O negócio é ir testando mesmo e se não der eu parto para a prática: compro a tinta pronta....rs,rs,rs

    Obrigada meninas.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá! Escrevi um post recentemente sobre resistência de materiais e deixei como link este seu PAP de aquarela ok? http://carlakalindrah.blogspot.com.br/2016/07/nanquim-teste-de-resistencia.html

    ResponderExcluir